A limpeza dos contaminantes é o primeiro estágio da preparação da madeira que vai receber o acabamento. A superfície da madeira deve está completamente limpa especialmente se você está fazendo um trabalho de re-acabamento, se o instrumento foi muito manuseado, ou se você sabe que existe graxas ou óleos na sua oficina. Se você está construindo, e a madeira foi aplainada para a espessura adequada, existe sempre a possibilidade de que as serras, plainas, facas e cortadores usados na superfície da madeira tenham depositado lubrificantes durante serraria. Ou algo na sua oficina pode ter transferido contaminantes.
Quando limpar madeira nova, esfregue as superfícies com três trapos limpos separados, umedecidos (mas não encharcados) para a limpeza na seguinte ordem: (1) nafta para remover ceras, graxas; (2) aguarás para remover silicone; e (3) mistura de amônia com água (7 gramas de amônia em um litro de água quente) para remover qualquer aguarás e silicone deixados na superfície da madeira. Limpe a madeira nesta ordem e você provavelmente não irá ter olhos de peixe ou adesão pobre no acabamento.
Se você está limpando madeira para um novo acabamento e já removeu o acabamento velho, esfregue a superfície da madeira com cinco trapos limpos, umedecidos para seguinte ordem de limpeza: (1) Água quente para uma lavagem geral dos resíduos e ajudar a parar a ação dos removedores químicos aplicados para remover o acabamento velho; (2) tinnher ( ou outros solventes apropriados) para remover resíduos do acabamento velho; (3) álcool para ajudar a remover qualquer verniz ou tintura a base de álcool; (4) aguarás para ajudar eliminar silicones; e (5) a mistura de amônia com água quente mencionada acima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário