Quando usado em níveis de volume muito altos, o amplificador a válvula passa a distorcer o som de uma maneira característica. O som se torna rico e quente, em consequência da geração preponderante de harmônicos homogêneos pelo o amplificador. Essa geração e geralmente agradável ao ouvido.
Por outro lado, amplificadores a transistor tendem a produzir preponderantemente harmônicos espúrios, quando sobrecarregados. Isso resulta numa coloração rude e desagradável, em comparação com a reprodução de som em alta fidelidade quando esse tipo de aparelho é usado em volume mais baixo.
Atualmente, a maioria dos guitarristas prefere amplificadores a válvula, também empregados por muitos baixistas. Mas é cada vez maior o número de contrabaixistas que muda para o som claro e mais controlável e para a projeção que se pode conseguir com equipamento solid-state, transistorizado. Alguns músicos - como Stanley Clarke - usam no palco o que chega a ser um minissistema PA.
Apesar de o equipamento solid-state ser menor, mais durável e, em geral mais fácil de transportar, a demanda por equipamentos a válvula continua. Isso tem levado muitos fabricantes a tentar combinar o melhor de ambos e a produzir um amplificador a transistor que soe como um modelo a válvula.
Aquecimento
Amplificadores a válvula precisam de um ou dois minutos para chegar à temperatura de funcionamento. Isso acontece porque a válvula só pode funcionar quando o filamento aquece o catodo a uma temperatura suficiente para permitir que os elétrons se libertem de sua superfície, sob a voltagem aplicada. Muitos amplificadores contam com um interruptor de apoio, que desligam as altas voltagens das válvulas, mas mantem os filamentos de baixa voltagem totalmente ligados.
Amplificadores a transistor respondem instantaneamente quando ligados, não precisando de tempo para esquentar. No entanto, a carga inicial de eletricidade que entra nos circuitos do aparelho, carregando os capacitores e estabelecendo as voltagens operacionais através do circuito, causam um ruído surdo nos alto-falantes. Isto é desagradável e, no caso de amplificadores de alta potência, pode até danificar os alto-falantes. Para evitá-lo, muitos amplificadores incorporam um circuito automático, que impede a passagem de corrente aos alto-falantes durante alguns segundos.
Se o amplificador não tiver interruptor de apoio é aconselhável abaixar todo o volume antes de ligá-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário