19 de out. de 2014

O Papel do Amplificador

Um instrumento elétrico com captadores ou um microfone depende de amplificação para aumentar o sinal gerado pelos captadores quando estão sendo usados. Eles não podem ser ligados diretamente a um alto-falante, pois, para que este último possa funcionar é necessária uma quantidade de energia bem maior do que a gerada pela bobina do captador. Por isso é preciso usar um amplificador. O aparelho usa energia elétrica fornecida por uma fonte externa , empregando a voltagem do sinal do instrumento ou voz para controlar a transmissão daquela energia ao(s) auto-falante(s).
Quando pensam em amplificação, muitos têm em mente apenas amplificadores de potência usados para ativar caixas acústicas. No entanto, a palavra "amplificador", em seu sentido essencial, se aplica igualmente a muitos dispositivos de processamento de som que, em geral, têm outros nomes - por exemplo, expansores, equalizadores e limitadores.
Amplificadores operam de duas maneiras - pelo o uso de válvulas ou de transistores. Os processos e até certo ponto, as características do som amplificado, são diferentes em cada caso.
Amplificadores podem ser projetados para reproduzir o sinal de entrada (o som original) na saída (o alto-falante) com um grau de precisão bastante elevado. Este é o significado essencial de "alta fidelidade" (hi-fi). Alta fidelidade é um requisito fundamental na amplificação do som de violões, contrabaixos (quando se deseja som claro e projeção), da maior parte dos teclados, dos instrumentos de sopro e de cordas e, especialmente da voz humana.
Mas os amplificadores também podem ser projetados para promover o enriquecimento tímbrico dos sinais que recebem.
Muitos guitarristas preferem essa qualidade ao som de alta fidelidade, pois é um fator importante na criação de um som exclusivo. O efeito também pode ser usado para alguns instrumentos elétricos de teclado. Para outros instrumentos, esse recurso não é apropriado.
Amplificadores combinados com alto-falante(s) numa só caixa são chamados amplificadores combo.
Sua maior qualidade é serem portáteis. Quando se exige maior flexibilidade (como a necessidade de potência extra), porem, é comum usar unidades em que o amplificador e a(s) caixa(s) acústicas são separados. As partes componentes podem ser montadas uma sobre a outra ou então afastadas , caso se deseje prevenir danos causados ao amplificador pelas vibrações da caixa acústica.

Curso de Frequências (Mixagem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário