Os músicos fazem combinações dos sons musicais, tanto em altura quanto em duração .Existem duas maneiras
de combinar sons: combinação sucessiva, onde os sons são combinados um de cada vez, que dá origem ao elemento MELODIA e combinação simultânea, onde os sons são combinados todos de uma só vez, que dá origem ao elemento HARMONIA. Existe também a combinação de valores de duração dos sons, que dá origem ao elemento RÍTMO.
Na música os sons são representados por notas musicais num total de sete e denominadas
DO – RE - MI – FA – SOL – LA – SI.
A clave de SOL é assinada na 2ª linha, a de FA na 3ª ou 4ª linha e a de DO na 1ª, 2ª, 3ª ou 4ª linha. O segredo é o seguinte: “A nota que estiver na linha em que que a clave é assinada, esta nota ganhará o nome da clave”, portanto se a clave for de SOL, a nota SOL estará na 2ª linha; se a clave for de FA, a nota Fá estará na 3ª ou na 4ª linha; e se a clave for de DO, a nota Do estará na 1ª, 2ª, 3ª ou 4ª linha. Siga a ordem sonora das notas (do, ré, mi fá, sol, lá e si, da mais grave para a mais aguda), para descobrir suas localizações na pauta.
DO – RE - MI – FA – SOL – LA – SI.
Como uma nota representa um som, ela tem que ter todas as características de um som.
Vejamos essas características:1. Duração;
O músico tem que controlar a duração do som e para isso ele conta com as sete figuras musicais e o compasso para saber quanto tempo esse som vai durar e fazer a contagem do tempo.
O compasso por sua vez, além de fazer a contagem dos tempos de cada nota, ele indica qual das figuras acima vale uma contagem, ou seja, qual figura será a nota que valerá um tempo, através de sua fórmula e dos números representativos das figuras (coluna 4 da tabela).
2. Altura;
A segunda coisa que o músico precisa saber é a altura (grave, médio e agudo) do som e para isso ele conta com a pauta ou pentagrama e a altura da nota padrão (LA = 440Hz) ou o seu instrumento.
3. Nome;
A terceira coisa que o músico precisa saber olhando para uma nota, é o seu nome. Para isso ele conta com a CLAVE que é um símbolo da grafia musical que serve para dá nome as notas.
São três tipos de claves, cada uma assinada numa determinada linha da pauta sempre no início da pauta.A clave de SOL é assinada na 2ª linha, a de FA na 3ª ou 4ª linha e a de DO na 1ª, 2ª, 3ª ou 4ª linha. O segredo é o seguinte: “A nota que estiver na linha em que que a clave é assinada, esta nota ganhará o nome da clave”, portanto se a clave for de SOL, a nota SOL estará na 2ª linha; se a clave for de FA, a nota Fá estará na 3ª ou na 4ª linha; e se a clave for de DO, a nota Do estará na 1ª, 2ª, 3ª ou 4ª linha. Siga a ordem sonora das notas (do, ré, mi fá, sol, lá e si, da mais grave para a mais aguda), para descobrir suas localizações na pauta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário